Frontend
O frontend é responsável por coletar a entrada do usuário em várias formas e processá-la para adequá-la a uma especificação em que o backend possa utilizar. No decorrer deste documento você verá quais tecnologia estão sendo usadas para o desenvolvimento da aplicação frontend e informações sobre o principal framework utilizado.
Frontend Arbitrium: http://tools.ages.pucrs.br/arbitrium/web
Tecnologias
- VueJs
- HTML
- CSS
- Javascript
VueJS
- Site oficial: https://br.vuejs.org/
- Documentação: https://br.vuejs.org/v2/guide/
- API: https://br.vuejs.org/v2/api/
- Guia de melhores práticas: https://br.vuejs.org/v2/style-guide/
1. O que é? VueJs é um framework Javascript para aplicações frontend que foi criado para organizar e simplificar o desenvolvimento web.
2. Por que VueJs? https://br.vuejs.org/v2/guide/comparison.html
3. Semelhanças com React O React é uma biblioteca JavaScript criada e mantida pelo Facebook para construir interfaces de usuário. Vue é muito semelhante ao React, tudo que React pode fazer Vue.js também faz, porém de forma mais fácil e ágil.
4. Curva de aprendizado React é conhecido por sua difícil curva de aprendizado. Antes que você possa realmente começar, você precisa saber sobre JSX e versões recentes do Ecmascript, uma vez que muitos exemplos React usam sintaxe de classes. Para começar com Vue, tudo que você precisa é familiaridade com HTML e JavaScript puro.
E além do Vue escalar tão bem quanto React, ele também é capaz de reduzir a escala ao nível do simples jQuery. Por exemplo, com o simples uso da tag abaixo, a aplicação já estará pronta para usar o framework.
<script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/vue"></script>
E já que você não precisa obrigatoriamente saber sobre JSX, ES2015 ou sistemas de build para começar com o Vue, em muito pouco tempo qualquer desenvolvedor poderá criar sua própria aplicação.
5. Performance
-
https://br.vuejs.org/v2/guide/comparison.html#Desempenho-em-Execucao
-
http://www.stefankrause.net/js-frameworks-benchmark7/table.html
Sintaxe:
<template>
<!-- Código HTML -->
</template>
<script>
// Código Javascript
</script>
<style>
/* CSS */
</style>
Exemplo de componente:
Links úteis