Home | Escopo Geral | Processo | Mockups | Configuração | Arquitetura | Código | Banco de Dados | Utilização | Requisitos |
---|
Utilização de Plataformas nos Processos
Nosso projeto utiliza várias plataformas e ferramentas para otimizar nossos processos de desenvolvimento. Cada uma delas desempenha um papel fundamental na execução eficiente e colaborativa de nossas tarefas. Abaixo, descreveremos como e por que utilizamos as plataformas, sendo elas: Figma, Azure, DrawSQL e GitLab.
Figma
Ele é uma ferramenta de design de interface de usuário (UI) e user experience (UX) baseada na web. Ele é usado para criar interfaces de usuário, protótipos interativos e colaborar em projetos de design. Usamos ele pois como é uma plataforma de design e prototipagem colaborativa, permite a cooperação em equipe, permitindo que vários membros da equipe trabalhem juntos, compartilhem feedback e façam anotações diretamente nos designs, assim facilitando a criação e revisão. Nós o utilizamos principalmente para realizar o:
- Design de Interface: onde criamos telas, layouts e elementos de design;
- Visualizar o fluxo de usuário e a usabilidade;
- Realizar a retro board de cada sprint: onde podemos escrever o que gostamos, o que poderia ser melhor, o que pode ser feito e a escala de avaliação.
Azure DevOps
Ele é uma plataforma de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software que fornece recursos abrangentes, incluindo rastreamento de trabalho, controle de versão, integração contínua e implantação contínua (CI/CD). Ele serviu para:
- Criação de Tarefas: foram criadas para representar as unidades de trabalho necessárias para concluir o projeto, como desenvolvimento de recursos, correção de bugs e testes.
- Atribuição de Responsabilidades: Cada tarefa foi atribuída a um membro da equipe. Isso garantiu que houvesse clareza sobre quem era responsável por cada aspecto do projeto.
- Monitoramento do Progresso: Utilizamos as funcionalidades de rastreamento de progresso para acompanhar o status de cada tarefa, permitindo que desse para identificar problemas e ajustar o cronograma conforme necessário.
DrawSQL
Ele é uma ferramenta de modelagem de banco de dados que permite criar esquemas de banco de dados visualmente. Ele facilita o projeto, a documentação e a colaboração em torno da estrutura do banco de dados.
- Modelagem e Design de Banco de Dados: Foram criados esquemas de banco de dados, o que torna mais fácil para a equipe entender a estrutura dos dados do projeto;
- Documentação: Ele nos ajuda a manter uma documentação clara e atualizada de nossos bancos de dados.
GitLab
O GitLab é uma plataforma de gerenciamento de código-fonte e integração contínua que desempenha um papel crítico em nosso ciclo de desenvolvimento. Nós o utilizamos para:
- Controle de Versão: Armazenamos e controlamos o código-fonte do projeto, permitindo o trabalho colaborativo e a rastreabilidade de alterações;
- Integração Contínua: Foram usadas as integrações dele para automatizar a construção, teste e implantação da aplicação, o que acelera o processo de desenvolvimento;
- Acompanhamento de Problemas: Ele permite rastrear e resolver problemas, bugs e melhorias de forma organizada e eficiente.
Vercel
Para hospedar a aplicação, utilizamos a Vercel, que oferece hospedagem escalável e fácil implantação de projetos da web. A Vercel permite que a equipe faça deploy contínuo a partir do repositório do GitLab, garantindo atualizações rápidas e confiáveis da aplicação.
Docker, Postgres e Prisma
Para gerenciar o banco de dados da aplicação, utilizamos um conjunto de tecnologias que inclui o Docker, o Postgres e o Prisma.
- O Docker permite que sejam criados contêineres para isolar e implantar o ambiente de desenvolvimento e produção.
- O Postgres faz o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional, oferecendo desempenho e confiabilidade.
- O Prisma facilita a interação com o banco de dados, simplificando as consultas e as operações de banco de dados.