Amparo-frontend
Guia de Instalação e Execução do Projeto React
Este é um guia passo a passo para ajudar você a instalar e executar um projeto React em seu ambiente de desenvolvimento. Certifique-se de seguir estas instruções cuidadosamente para garantir uma configuração adequada.
Pré-requisitos
Antes de começar, você precisará ter o Node.js e o Git instalados em seu sistema. Você pode baixar e instalar essas ferramentas a partir dos seguintes links:
Node.js: https://nodejs.org/ Git: https://git-scm.com/
Passo 1:
Abra o terminal e navegue até a pasta em que deseja clonar o repositório do projeto. Em seguida, execute o seguinte comando para clonar o repositório:
git clone https://tools.ages.pucrs.br/amparo/amparo-frontend
Passo 2: Instalar as dependências
Navegue para a pasta do projeto clonado usando o terminal:
cd amparo
Agora, instale as dependências do projeto utilizando o Node Package Manager (npm):
npm install
Passo 3: Iniciar o servidor de desenvolvimento
Após a instalação das dependências, você pode iniciar o servidor de desenvolvimento para rodar o projeto React. Utilize o seguinte comando, na pasta my-app:
npm run dev
Explicação sobre as pastas
Common
Aqui estão todos os asstes do projeto que serão usados pelo aplicativo, como estilos globais, imagens, fontes, mocks, stories, funções reutilizáveis como máscaras, entre outros.
Components
Aqui vai ficar todos os componentes que são utilizados de uma forma global pela aplicação, componentes utilizados somente por uma página em específica vai ficar em outro lugar.
Configs
Aqui vai ficar todos os arquivos de configuração, que são utilizados de uma forma global pela aplicação.
Containers
Aqui vai ficar todos os nossos containers responsáveis por desacoplar a nossa aplicação de alguma biblioteca, possibilitando alterar as libs sem precisar mexer em varios lugares do código.
Hooks
Todos os hooks customizáveis da aplicação, por exemplo, um hook que cuida da sessão do usuário.
Pages
Como o próprio nome já diz, aqui vai ficar todas as páginas da nossa aplicação, ah e lembra que falei que os componentes utilizados somente por uma página ficariam em outro lugar?! Então, aqui é o lugar também, dentro de cada pasta de página vamos ter uma pasta components que contém todos os componentes exclusivos da página.
Routes
Aqui vai ficar todos os nosso arquivos que gerenciam as rotas da nossa aplicação.
Services
Nessa pasta fica todos os arquivos responsáveis por consumir serviços externos, como por exemplo o arquivo de configuração do axios para consumir APIs RestFul.