Home | Escopo e Cronograma | Processo | Design/Mockups | Configuração | Arquitetura | Infra | Código | BD |
---|
Descrição
Esta seção é dedicada a apresentar o processo de desenvolvimento do time, junto dela serão apresentados documentos referentes a maneira que o time se organizou e trabalha.
Sumário
Git Workflow
Gitflow
O Gitflow é um modelo alternativo de ramificação do Git que consiste no uso de ramificações de recursos (features) e várias ramificações primárias (Master e Development). Todas as novas branchs de desenvolvimento devem ser criadas abaixo da development.
Branches
Cada branch relacionada a features será criada a partir da branch development.
Nomes
Como padrão para nomes de branches, foi decidido o seguinte:
<Tipo-desenvolvimento>/<US-Número>-<nomeDoItem>
Onde os tipos de desenvolvimento podem ser:
feature/feat – são branches para o desenvolvimento de uma funcionalidade específica. Elas devem ter o nome iniciado por feature, por exemplo, “feature / login-system”. É importante saber que essas features branches são criadas sempre a partir da branch development. Portanto, quando finalizada, ela é removida após realizar o merge com a Branch Develop.
fix – Uma branch criada a partir da development para realizar correções encontradas no sistema ainda no momento desenvolvimento, Quando concluída ela é excluída após realizar o merge.
Exemplo de Componentes:
feat/US-01-endpoint-restaurant
fix/US-01-soft-delete-restaurant
Criação
Para garantir que o processo de desenvolvimento esteja sempre atualizado, lembre-se de executar o seguinte comando na branch development antes de criar uma branch nova:
git pull origin development
Depois da execução desse comando é necessário oficialmente criar a Branch, para isso, execute o seguinte comando:
git checkout -b <nomeDaBranch>
Pronto! Agora você já pode começar a programar na sua Branch.
Commits
Para que o código desenvolvido seja salvo em sua branch de maneira remota, é necessário realizar os comandos de commit
e push
Salvando Localmente
Para garantir que apenas o código necessário para funcionamento da tarefa lembre-se de realizar o comando add
apenas nos arquivos essenciais para a tarefa:
git add <nomeDoArquivo>
Para adicionar todas arquivos onde ocorreram alterações, realize o comando:
git add . (Adiciona todas alterações)
Depois de adicionar todos os arquivos que deseja salvar, execute o commando de commit com uma mensagem curta que represente o que foi trabalhado nesses arquivos adicionados:
git commit -m 'descrição da tarefa'
Não hesite em realizar vários commits, assim podemos ter documentado e salvo vários estados do desenvolvimento.
Salvando Remotamente
Depois de finalizar o desenvolvimento, envie todos os commits da sua máquina para o servidor remoto. Para isso depois de realizar as etapas de salvamento local, salve remotamente com o comando push
:
git push
Merge Requests
Depois de uma task ter sido desenvolvida e estiver pronta de acordo com os critérios de aceitação, é necessário que a mesma seja enviada para a branch de desenvolvimento. Para isso é necessário abrir um Merge Request pela platafora GitLab:
Criando o Merge Request
A criação pode ser realizada na seção Merge Requests do repositório em que a branch foi criada. Clicando no botão New Merge Request
siga os seguintes passos:
- Selecionar a branch de origem (sua branch de desenvolvimento);
- Selecionar a branch de destino (branch dev);
- Selecione
Compare branches and continue
- Em
Title
, escreva um título que descreva a funcionalidade adicionada ou bug corrigido; - Em
Description
, escreva uma descrição com uma breve justificativa nos arquivos que foram alterados; - Caso a tarefa seja visual (criação de componente/tela, correção de bug) adicione um gif exemplificando o uso (se considerar necessário);
- Na seção
Assignee
, selecioneAssign to me
para que fique registrado quem foi o responsável pelo desenvolvimento daquela tarefa (a pessoa selecionada será chamada caso o revisor tenha dúvidas sobre a tarefa); - Revise se os arquivos que estão sendo enviados estão corretos e clique em
Submit Merge Request
. - Garanta que o Merge automático seja possível.
Revisando o Merge Request
A revisão de merge request pode ser realizada por qualquer desenvolvedor, mas é preciso da aprovação de pelo menos um AGES III ou AGES IV para que a mesma seja incorporada na dev.
Na hora de revisar o Merge Request, entre na branch em sua máquina e teste a funcionalidade/bug/componente/tela de acordo com os critérios de aceitação apresentados no Azure.
Caso haja pendências, relacionadas a documentação do código, padronização ou arquivos enviados, não exite em realizar um novo commit na branch com as mudanças necessárias antes de realizar a integração.