Descrição
Esta seção irá abordar os detalhes sobre a arquitetura selecionada para o backend e frontend, além da informações relacionadas ao deploy.
Sumário
Arquitetura geral da aplicação
Baseando-se no que foi planejado para o nosso banco de dados, levantamento dos requisitos e o entendimento geral do time sobre o projeto a ser desenvolvido, optamos por uma arquitetura de Cliente-Servidor, onde o há uma separação entre o frontend e backend.
O frontend é responsável por apresentar a interface ao usuário e interagir com o backend via chamadas de API. Já o backend por sua vez, gerencia a lógica de negócios, processamento de dados e interações com o banco de dados.
Além disso a estrutura conta com módulos que facilita a reutilização de código e melhor organização do projeto. Ao construirmos a arquitetura desta maneira permitimos uma escalabilidade maior, fácil manutenção e um desenvolvimento mais ágil para cada parte do sistema.
Deploy
TBD
Diagrama de Deploy
Diagrama de Componentes
O diagrama de componentes da aplicação apresenta a maneira que as classes do sistema estão organizadas, levando em consideração as interfaces, dependências e componentes criados.
AWS
A AWS (Amazon Web Services) é uma plataforma de serviços em nuvem oferecida pela Amazon. Ela fornece uma ampla gama de serviços de computação em nuvem, armazenamento, banco de dados, análise, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), segurança e muito mais. A AWS é uma das principais provedoras de serviços em nuvem do mundo.
EC2
O Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) oferece uma capacidade de computação escalável sob demanda na nuvem Amazon Web Services (AWS) ao prover uma web service através do qual um usuário pode iniciar uma Amazon Machine Image para criar uma máquina virtual, que a Amazon chama uma "instância", contendo qualquer software desejado. Um usuário pode criar, lançar e terminar instâncias do servidor, conforme necessário.
S3
O Simple Storage Service (AWS S3) é um serviço de armazenamento de arquivos, também chamados de objetos com foco em escalabilidade, disponibilidade, segurança e performance. E na maior parte das vezes é utilizado para a distribuição de conteúdos, hospedagem de arquivos estáticos para sites, distribuição de conteúdos, armazenamento de dados para aplicativos da web e backups, etc.
Diagrama do Sistema
Apresenta a maneira que as camadas do sistema se comunicam. Um conjunto de componentes (implementados de forma genérica) compõe uma tela, que é chamada pelas rotas para compor o fluxo de telas da nossa aplicação web.
Backend
Repositório: https://tools.ages.pucrs.br/excedentes/excedentes-backend
Definições de linguagem e bibliotecas
Rotas - Objetos e métodos API
TBD
Módulos do Sistema
-
Api: Contém a lógica para lidar com solicitações HTTP recebidas do frontend. Isso inclui rotas, controladores e métodos para lidar com operações como criação, leitura, atualização e exclusão (CRUD) de recursos.
- Auth: Módulo de autenticação lida com a autenticação de usuários.
- Base/Entities: Contém a presença de ORM (Object-Relational Mapping) no sistema. As entidades representam os objetos de dados principais da aplicação e estão relacionadas com as tabelas no banco de dados.
- Client: Aqui lida-se com a lógica relacionada aos clientes da aplicação.
- Commons/Validators: Aqui, estão localizados os validadores comuns usados em diferentes partes da aplicação. Isso inclui validações de dados de entrada, como validação de e-mail, verificação de campos obrigatórios, etc.
- ContractorCompanies: Esse módulo é sobre o gerenciamento de empresas contratantes na aplicação.
- Products: Esse módulo trata sobre o gerenciamento dos produtos/alimentos na aplicação.
Diagrama do Fluxo
TBD
Frontend
Repositório: https://tools.ages.pucrs.br/excedentes/excedentes-frontend
Definições de Tecnologias
Módulos do Sistema
Estrutra de pastas o nosso sistema foi dividido da seguinte maneira:
-
App: Contém os componentes principais do React, como App e o roteador principal.
- Assets/styles: Diretório para arquivos estáticos, como imagens e estilos globais.
- Components: Componentes React reutilizáveis utilizados em todo o projeto.
- Config: Configurações globais do projeto, como as do Axios.
- Core: Contém tipos essenciais, APIs, modelos e serviços centrais.
- Helpers: Funções auxiliares para formatação de dados, validações, etc.
- Modules: Features modulares da aplicação, cada uma com seu próprio contexto, páginas, estilos e tipos.