Home | Escopo e Cronograma | Processo | Design/Mockups | Configuração | Arquitetura | Código | BD | Qualidade | Utilização |
---|
Configurações do Projeto
Descrição
Esta seção apresentará todas as configurações para executar o projeto.
Sumário
Configurações Gerais
Aqui serão encontradas as instruções de configuração de ambos ambientes de desenvolvimento.
Instalando o Node
Instalação
Para instalar o Node, basta escolher a versão compatível com seu sistema operacional e seguir os passos da configuração.
Configurando a IDE
Baixe o Visual Studio Code e, para auxiliar no desenvolvimento do projeto, instale as seguintes extensões na sua máquina:
- Auto Import - ES6, TS, JSX, TSX
- Color Highlight
- ES7+ React/Redux/React-Native snippets
- JavaScript and TypeScript Nightly
- npm
- npm Intellisense
- Prettier ESLint
- Simple React Snippets
- TSX Snippets
- Typescript React code snippets
Backend
Tecnologias do Backend
Configurando a Máquina para ambiente Backend
No repositório do backend do projeto, podemos ver no README as informações referentes a configuração da máquina, compiliação e execução.
Realizando requisições com Postman
Uma vez que o backend da aplicação está configurado e sendo executado, recomenda-se o uso da plataforma Postman como cliente HTTP para realizar as requisições para a API a partir de uma interface gráfica. O Postman, que pode ser instalado neste link, é a ferramenta utilizada para gerar a documentação da API do Autis, que a equipe escolheu por ser fácil de utilizar.
Esta documentação está publicada e pode ser acessada aqui: https://documenter.getpostman.com/view/12268975/UVyyrsC6
Esta documentação está organizada em uma collection do Postman, que é basicamente um diretório onde você pode organizar as suas requisições e outros elementos de sua API, como variáveis ou testes. Nesta collection as requisições estão organizadas em diretórios de acordo com a entidade a qual são relacionadas (ex.: Material ou Usuário), e em cada pasta estão as requisições possíveis que podem ser feitas para cada caso, como visto na imagem abaixo:
Assim, existe na documentação uma requisição para cada endpoint da API que foi implementado, e a partir dos dados de exemplo já preenchidos nessa requisição, é possível fazer alterações para construir a requisição desejada. Na imagem abaixo está um exemplo de requisição para criar um professor no banco de dados, e as setas destacam algumas das informações que podem ser alteradas para personalizar a requisição (e.g.: path parameters na URL ou corpo da requisição).
Uma vez que a requisição é enviada, a resposta é apresentada na tela, como ilustrado na figura abaixo. Ao clicar na opção Save response, você pode salvar a resposta retornada como exemplo, e por isso sugere-se sempre salvar um exemplo de resposta de sucesso e de erro, para que se entenda o formato da resposta da API em cada situação ao ler a documentação.
Para que o time possa realizar as requisições para a API usando esta collection, ela deve ser exportada como um arquivo JSON após cada alteração na documentação e ser commitada no repositório de backend, estando disponível aqui: https://tools.ages.pucrs.br/autis/autis-backend/-/blob/dev/AUTIS-Backend.postman_collection.json
Para realizar as requisições para a API a partir deste arquivo, siga os passos abaixo:
-
Selecione a opção de Import na interface do Postman
-
Selecione a opção Upload files e faça o upload do arquivo JSON.
-
Confirme a importação e então a collection estará visível em seu workspace.
Frontend
Tecnologias do Frontend
Configurando a Máquina para ambiente Frontend
No repositório do frontend do projeto, podemos ver no README as informações referentes a configuração da máquina, compiliação e execução.